26 de abril de 2012

Cozinha organizada


O primeiro passo para melhorar os hábitos alimentares é ir para a cozinha. Isso mesmo, mas a cozinha não deve ser um ambiente temido.

Na correria de hoje em dia, muitas pessoas fogem da cozinha por falta de tempo. Portanto, para otimizar o seu tempo cozinhando, mantenha a cozinha em ordem.

Algumas estratégias são essenciais e simples.

1. Nos armários e prateleiras, o tamanho é documento
Tigelas, potinhos, travessas e pratos devem ser empilhados do maior para o menor, para gerar um equilíbrio e nada cair na hora que abrir a porta do armário.

2. Despensa é o “supermercado” da sua casa 
Dê uma olhada na data de validade dos alimentos. Jogue fora os que já estiverem vencidos e planeje suas próximas refeições para utilizar os alimentos que estão para vencer. Dispense da despensa os produtos que não fazem parte desses novos hábitos, isso mesmo. Jogue fora, temperos industrializados, macarrão instantâneo, sopas em pó, sucos em pó, e tudo mais que for “artificial”.

3. Gavetas da bagunça? Não
Não misture coisas diferentes na mesma gaveta. Na primeira, coloque os talheres. Na segunda, guarde facas, conchas, escumadeiras e utensílios maiores. Na terceira pode ficar os panos de prato e na ultima as toalhas de mesa. Se tiver mais gavetas na cozinha, pode utilizar para guardar livros e caderninhos de receita. 

4. Planejamento é a chave
Planeje antes as preparações que irá fazer, assim não corre o risco de não ter ingredientes que precisa e não vai gastar um tempão decidindo qual será o jantar. 

5. Separe os alimentos
Antes de começar a colocar a mão na massa, separe todos os ingredientes e utensílios que irá utilizar. Leva menos de 1 minuto, e pode ter certeza que irá facilitar em todo o preparo. 

6. Cada coisa em seu lugar
Cadê o ralador? Onde guardei o liquidificador? E aquela faca? Guarde sempre no mesmo lugar. Com tudo em seu devido lugar o tempo gasto é menor, e a tranquilidade maior!

Um comentário:

  1. Adorei as dicas... estou precisando fazer uma faxina nos armários e planejar o cardápio para ir ao mercado. Na correria, acabo negligenciando a alimentação da família...

    ResponderExcluir