29 de maio de 2012

Mamãe e bebê!

Já está muito claro que a alimentação da mamãe influência na saúde do bebê ao nascer. Porém, essa influência vai além do nascimento, há evidências de que o crescimento intra-uterino exerce importante efeito sobre a saúde na vida adulta. 

Chamada de “programação metabólica”, estudos demonstram que durante a gestação a carência de nutrientes, o estresse, a exposição a substância tóxicas predispõem ao aparecimento de doenças na vida adulta, não somente no nascimento. Os estudos demonstram que a “nutrição intra-uterina” tem um impacto em todas as fases do desenvolvimento. 

O ganho de peso adequado na vida intra-uterina e uma boa nutrição durante esse período é de extrema importância. 

Estudos relatam que o excesso de peso do bebê ainda na vida intra-uterino predispõe ao excesso de peso na vida adulta, alergias, diabetes e Alziemer. 
Já bebes com baixo peso ao nascer apresentam maior risco de doença cardíaca, resistência a insulina, hipertensão arterial, dislipidemias e obesidade. 

O estilo de vida é o fator determinante para pré-disposição a doenças crônicas. Contudo, a nutrição pré e pós-natal tem impacto importante na saúde do bebê até a vida adulta.

                        



Tenha um acompanhamento gestacional com profissionais especializados e faça uma programação metabólica saudável!

Um comentário:

  1. as pessoas esquecem que além do pré natal é muito importante esses acompanhamentos com nutricionista e também o pré natal odontológico.

    ResponderExcluir