19 de dezembro de 2012

Missô



Pouco disseminada entre os brasileiros e muito utilizada pelos asiáticos, principalmente japoneses, o missô é sempre reconhecido pelo seu sabor característico e pelos benefícios a saúde.

O missô é uma pasta de soja fermentada, facilmente encontrada em supermercados.  Pode ser utilizadas para temperar sopas, legumes, carnes, peixes, entre outros.

No começo da década de 90, os produtos alimentícios à base de soja  começaram a fazer parte da alimentação dos brasileiros, muitos desses produtos com alegação de redução de colesterol, prevenção de câncer e melhora dos sintomas da menopausa na mulher.

Porém estudos mostram que a forma que trás esses benefícios está na soja fermentada. A soja é rica em vitamina K, que além de atuar na coagulação sanguínea, atua junto com a vitamina D para uma boa saúde óssea. Também é rica em vitaminas do complexo B, que atuam no metabolismo energético e no sistema nervoso central, e são fontes de proteína e isoflavona na sua forma bioativa.

Tradicional na cozinha oriental o missoshiro ou sopa de misso é um caldo quente, que tem como base missô, soja e cebolinha, uma ótima opção para ser servido de entrada, não apenas no inverno como no ano todo.

Segundo a tradição japonesa, o missoshiro prepara o estômago para receber os alimentos e equilibra o organismo.

Por que não fazer parte da nossa alimentação também?


Um comentário:

  1. Eu adoro a sopinha Missoshiru e não deve ser difícil fazer em casa né? Não tinha noção de que era assim soja fermentada moída... vou experimentar em casa.

    ResponderExcluir