30 de abril de 2013

Lanche da tarde, o que comer?

Hoje nos mercados, padarias e lojinhas o que mais encontramos são bolachas refinadas, salgadinho, bolos ricos em açúcar, trufa, chocolates, sucos de caixinha e muitas opções cheias de açúcar, carboidrato refinado e gordura trans. A melhor opção para quem passa o dia na rua é carregar sua “marmitinha”, e assim comer “limpo”, evitando muitos produtos industrializados. 

Sempre dê preferência à cereais integrais (aveia, amaranto, quinoa, pão integral), gorduras de boa qualidade (castanha, açaí, abacate, semente de chia e linhaça), proteínas (castanhas, sementes, tofu, cottage e iogurte) e alimentos que são ricos em vitaminas (frutas) 

Pedi aos meus clientes e seguidores da minha fanpage que me enviassem os lanches da tarde e vou compartilhar com vocês as opções.



Barrinha caseiras são rica em fibras, proteína, gordura insaturada (boa), minerais e  não possuem açúcar refinado, são adoçadas com mel. Barrinhas são práticas para carregar para onde for. Mas cuidado com as barrinhas prontas, muitas são ricas em açúcar refinado, podem ter xarope de milho, que é o pior açúcar que tem, já falei dele aqui e gordura trans. 


Duas frutas que são evitadas pelo alto teor calórico é uma grande aliada na alimentação. Ambas são ricas em gorduras de boa qualidade, que geram saciedade e diminuem o colesterol ruim. O abacate é rico em betasistosterol, uma substância que modula o cortisol, aquele hormônio do estresse. O açaí é um potente antioxidante por ser rico em antocianinas, substância que previne envelhecimento precoce.


As oleaginosas são ricas em gordura insatura (boa), proteína vegetal e minerais. Práticas para carregar na bolsa para onde for. O whey protein é proteína do soro do leite, rico em BCAA, que são aminoácidos de cadeia ramificada, auxiliam na energia mitocondrial. Lembre-se sempre de consultar um profissional habilitado para te ajudar na suplementação.


Frutas são excelentes fontes de vitaminas. O mamão é rico em papaína, uma enzima que auxilia na digestão. O mel é prébiotico, contribuindo pra microbiota intestinal e fortalece o sistema imunológico. Sempre que optar por granola ou muesli é importante ler o rótulo do produto e evite os que tem açúcar refinado na composição. A banana é rica em triptofano, uma substância precursora da serotonina, um neurotransmissor do bem estar.




O cacau é rico em polifenóis, um potente antioxidante. A versão amarga com 70% cacau é a melhor opção. Porém versões com 55% a 65% podem ser boas opções também. Se você gosta do chocolate ao leite comece optando pelo meio amargo. Já falei sobre chocolate aqui. A semente de chia é rica em ômega 3, calcio e outros nutrientes, protege o coração, favorece o funcionamento intestinal e gera saciedade.

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