21 de agosto de 2013

Por que cereais integrais?

O cereal integral contêm todas as partes essenciais e nutrientes presente na semente do grão integral. O grão é composto por 3 camadas: farelo, endosperma e germe.


Farelo: fibras, vitaminas do complexo B e minerais.
Endosperma: carboidrato, proteína e algumas vitaminas do complexo B.
Germe: vitaminas do complexo B. vitamina E, minerais e fitoquímicos.

Para o preparo do alimento refinado (branco) o farelo e o germe são retirados. O que torna o cereal com poucas vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos.

Os grãos integrais auxiliam na redução dos níveis de insulina e no risco de desenvolvimento de resistência a insulina e diabetes tipo 2, o que contribui também no processo de emagrecimento. 

As fibras presentes nos grãos integrais atuam no bom funcionamento intestinal e reduzem o risco de desenvolver síndrome do intestino irritável e câncer de cólon. 

Para as pessoas que tem doença celíaca ou quem possui sensibilidade ao glúten, não precisa se privar dos cereais integrais, pois quando se fala em cereal integral também temos muitas fontes sem glúten como amaranto, painço, quinoa, arroz, milho e aveia.

A aveia não contêm glúten mas cresce ao lado de outros cereais que contêm e podem ser misturados durante a colheita. O que não é interessante para que possui doença celíaca, mas pode ser consumida por quem possui sensibilidade, dependendo de cada pessoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário