9 de setembro de 2013

Fibromialgia



O termo fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. Além da terapia com medicamentos, feito pelo médico, Outras terapias essenciais para o tratamento incluem: terapias mentais, exercícios físicos regulares e nutrição.

O magnésio é essencial para transmissão dos impulsos nervosos e musculares, o que relaxa o musculo e ajuda a aumentar a energia.  A dieta rica em alimentos processados, cafeína e açúcar não fornecem a quantidade suficiente desse mineral.   

A fenilalanina é um aminoácido essencial, após ser absorvido no corpo, auxilia na síntese de dopamina e noreprinefrina, neurotransmissores que amentam as endorfinas no cérebro, gerando alivio a dor e melhorando a imunidade;

Algumas substâncias como a capsaícina (pimenta) podem aliviar a dor muscular e articular, curcumina (açafrão) é um poderoso antinflamatório e gingerol (gengibre) pode reduzir a dor pela inibição de prostaglandinas e leucotrienos envolvidos na dor e na inflamação.

Glucosamina e o ômega 3 reduz a inflamação e auxiliam na formação/proteção da cartilagem, minimizando a dor articular.

Além da dor é importante melhorar a qualidade do sono, a digestão, o intestino (disbiose), fortalecer sistema imunológico e garantir energia mitocondrial.

Procure uma equipe integrada para auxiliar no tratamento.  Não trate de forma isolada, pois o organismo é um todo, entre mente, corpo e espírito. Além do ambiente que é o grande gatilho para desencadear a sintomatologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário