13 de janeiro de 2014

Hoje em dia fala-se muito sobre detox, mas afinal, o que exatamente detox?


Detox é um processo fisiológico e não apenas uma dieta, vem da palavra desistoxicação, de forma simplista o objetivo é a eliminação de substâncias toxicas ao organismo principalmente pelas fezes e urina, na qual, se não forem eliminadas, podem causar danos ao nosso corpo.

Estamos expostos a muitas substâncias que são estranhas ao nosso corpo e podem gerar essa toxicidade. Entre elas metal, sintéticos, materiais de limpeza e higiene pessoal,  aditivos alimentares, pesticidas, poluição, entre outros.

Para que essas substâncias sejam eliminadas elas passam por um processo longo e complexo que exige que seu fígado trabalhe em conjunto com outros órgãos. Portanto, garanta a saúde do seu fígado, pois ele é o principal órgão responsável por esse processo.

Alimentação de baixa caloria, pobre em proteína, deficiente em vitaminas, minerais e fitoquímicos, rica em carboidrato refinado e com longos períodos sem se alimentar, pode ser um gatilho para não conseguir executar esse processo com eficiência e eliminar toxinas.

Vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, selênio, glicina, cisteína, etc, são nutrientes que participam da eliminação das toxinas. Por isso garanta um bom aporte nutricional, equilibrado em aminoácidos (proteína), vitaminas, minerais e fitoquímicos, hidratação diária, além de um bom funcionamento do seu corpo.

E não se esqueça de desintoxicar mente, coração e espírito.

Evite comportamentos tóxicos:
  • não ouvir seu corpo
  • não dormir o suficiente
  • não relaxar
  • não se movimentar
  • fazer 10 coisas ao mesmo tempo sem finalizar nenhuma
  • não ter auto conhecimento
  • não ter amor e fé
Seja feliz e viva bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário