5 de fevereiro de 2014

O poder da canela!


As especiarias são utilizadas para dar sabor e aroma aos alimentos, mas possuem valor nutricional e terapêutico excelente. A canela apresenta diversos benefícios à saúde, dentre elas atividade antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória e ação sobre o controle glicêmico.

Uma pesquisa feita na Universidade Agrícola, Peshawar no Paquistão constatou que a canela pode ser uma grande aliada dos diabéticos.

Um grupo de 60 pessoas, sendo 30 homens e 30 mulheres, foram divididos em 6 grupos, onde três grupos consumiram canela diariamente (nas doses de 1, 3 e 6g) e os outros três grupos receberam cápsulas denominadas placebo (simula o composto ativo sem efetivamente ter o composto).

Esse procedimento durou 40 dias, e após este período foi constatado que “os três grupos que consumiram a canela, diariamente, reduziram sua taxa de glicose de 18 a 29%, triglicerídeos de 23 a 30%, colesterol LDL de 7 a 27% e colesterol total de 12 a 26%.” E o mais importante: não foi obtido nenhum resultado significativo com os grupos que utilizaram o placebo.

Os compostos polifenóis e o cromo que estão presentes na canela são considerados como possíveis responsáveis por seus efeitos em melhorar a sensibilidade à insulina e o controle gilcêmico.

A canela pode ser usada em bolos, como temperos de carnes, chá, bebida aromatizada, em frutas, bastante versátil. Consulte seu nutricionista para uma vida mais saudável


** Post elaborado pela equipe Isabella Alencar

Referência Biblíografica
KHAN, A.; SAFADAR, M.; KHAN, M.M.A. et al. Cinnamon Improves Glucose and Lipids of People With Type 2 Diabetes. Diabetes Care; 26: 3215–3218, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário