17 de fevereiro de 2014

O que é alfarroba?


A alfarrobeira é uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. A alfarroba é sua vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado.

O pó ou farinha de alfarroba é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura, a alfarroba possui 0,7% de gordura.

Contém vitamina B1 que ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e raciocínio. Possui ainda alto teor de vitamina B2, responsável por tirar energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo.

A alfarroba é menos alergênico que o cacau e não possui substâncias estimulantes como a cafeína e teobromina presentes no cacau.

Mesmo com maior teor de açúcar em relação ao cacau, possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de gordura e alta quantidade de fibras naturais. Essas fibras naturais melhoram a flora intestinal, proporcionando uma redução significativa da incidência de diarreias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário