14 de abril de 2014

Páscoa sem culpa!


Está chegando a Páscoa, em qualquer supermercado, mercadinho, ou loja que entremos, lá estão eles, espalhados na prateleira, bem próximo ao nosso alcance, fazem nossos olhos brilharem e enchem a boca de água. O chocolate, considerado pela maioria das mulheres como o melhor amigo, sempre foi visto como o vilão das dietas devido aos malefícios à saúde, como a acne, por exemplo. Atualmente muita coisa mudou, estudos recentes têm demonstrado muitos benefícios à saúde, principalmente o amargo, quando consumido de forma moderada, isto é, uma quantidade diária de até 30g – equivalente a uma barrinha – para quem não tem nenhuma restrição.

Além do seu delicioso sabor, o chocolate vem se tornando um aliado da alimentação saudável pela presença de substâncias chamadas fitoquímicos, em especial o grupo dos flavonóides. Os flavonóides presentes no cacau ativam a produção de óxido nítrico no corpo, levando ao relaxamento dos vasos sanguíneos e à queda da pressão arterial, e possuem ação antioxidante, o que combate o envelhecimento das células (envelhecimento precoce). O chocolate com pelo menos 70% de cacau é aliado da saúde cardiovascular também, pois reduz a oxidação do LDL, evitando que esse colesterol ruim se deposite na parede dos vasos sanguíneos. Portanto, quanto maior a concentração de cacau no chocolate, mais benefícios esse chocolate trará.

Se você não está habituada a consumir chocolates amargos, opte pelo meio amargo com 55% cacau para se acostumar com o paladar.


A preocupação em ganhar uns quilinhos nos fazem ficar atentos com as calorias presentes no chocolate, mas mesmo com o valor calórico igual, a composição nutricional pode ser muito diferente. O chocolate branco não usa a massa do cacau, utiliza manteiga do cacau, além de leite e açúcar, não tendo a mesma ação antioxidante. Também evite os ovos trufados com mousse e marshmallow, estes ingredientes têm alto teor de gorduras e açúcar.




Não esqueça uma simples dica, quanto mais escuro o chocolate, mais flavonoides ele tem, portanto mais saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário