19 de maio de 2014

Lancheira escolar



A hora do lanche é o momento mais esperado pelos pequenos, por isso, proporcione à eles uma alimentação mais saudável e prazerosa, afinal, bons hábitos alimentares começam desde a infância, caso contrário, podem torna-se adultos com graves problemas de saúde.
No período escolar, a criança necessita de energia para realizar de forma adequada as atividades exigidas na escola, tanto as físicas (pular, correr, brincar) quando as intelectuais (concentração, memorização e aprendizado).

Veja algumas dicas de como preparar um lanche saudável:

MONTANDO UM LANCHE BALANCEADO:

É importante que o lanche ofereça todos os nutrientes que a criança precisa para ter energia e disposição, por isso sempre combine uma porção de proteína com uma porção de carboidrato e uma fruta ou suco. Evite ao máximo os alimentos industrializados, principalmente os que contém altas quantidades de sódio, açúcar e gordura. Seguindo esse pensamento, diversifique os alimentos, dê oportunidade a eles de conhecerem e experimentarem novos sabores.

Substitua o carboidrato refinado (pão branco, bolacha recheada, bolinhos recheados) por cereais integrais como pão integral, cookies de aveia e cacau, bolo integral, assim haverá uma oferta maior de fibras.

“A bisnaguinha, um dos itens mais usados na lancheira das crianças tem o dobro de gordura do que o pão de forma tradicional! Além de não ter conter fibras.”

Patês caseiros, sem maionese ou espessantes, queijo branco e geleias de fruta sem açúcar são opções mais saudáveis para rechear os pãezinhos.  

Prefira as frutas da época, pois além de serem mais coloridas, o sabor é mais adocicado, o que acaba agradando ainda mais o paladar das crianças. Seja Inteira ou picada, são ótimas fontes de vitaminas e minerais essenciais. É bom lembrar que não existe a necessidade de mandar suco todos os dias, mas quando for uma opção, lembre-se de escolher sucos de frutas cítricas, pois demoram mais tempo para oxidar. Se não conseguir suco natural ou de polpa, mande um chá caseiro, sem cafeína e sem açúcar, ou água, que é a melhor forma de mantê-los hidratados.

É importante sempre prestar atenção se o lanche está conservado corretamente. Prefira lancheiras e garrafas térmicas (escuras de preferência, para o suco não oxidar). É interessante colocar um gelinho retornável dentro da lancheira, assim a conservação é maior.

TORNANDO A COMIDA DIVERTIDA! 

Chame a atenção das crianças, usando cortadores, forminhas, palitinhos... tudo isso vai faze-los se interessar por aquilo que está vendo. Convide-os para montar a lancheira juntos, além de proporcionar um momento de carinho, estimule-os a criar formas e desenhos de acordo com a imaginação.

2 comentários:

  1. Obrigada pela dica!
    Os sucos de polpa também podem ser consumidos depois de algumas horas se armazenados em garrafa térmica?

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