26 de agosto de 2014

Iogurte grego caseiro

Ingredientes:
2L de leite de vaca de garrafa ou saquinho (não tetrapack) ou se possível orgânico.
2 sachês de fermento lácteo (ex: Bio Rich®)

Modo de Preparo:
Coloque o leite em uma panela, ferva e desligue o fogo. Deixe esfriar até o ponto que você consiga colocar o dedo no leite e ele se mantém bem quente, mas sem queimar seu dedo ( por cerca de 10 segundos). Adicione o sachê do fermento lácteo e mexa até dissolver completamente. Despeje a mistura num recipiente com tampa e coloque-o em um local onde a temperatura se mantenha, podendo ser uma caixa de isopor ou uma bolsa térmica. Aguarde de 6 a 8 horas.

Após esse tempo você terá um iogurte caseiro, sem corante e conservante, para fazer o iogurte grego você vai usar o iogurte caseiro feito até esse passo.

PARA PREPARO DO IOGURTE GREGO CASEIRO




Passo 1: Sob uma xícara, coloque um suporte e um filtro de pano dentro. Despeje o iogurte dentro do filtro e leve à geladeira por aproximadamente 3 horas.









Após esse período o soro estará no fundo da xícara. Reserve-o e use-o em outra receita, esse líquido é o whey protein. O whey protein é a proteína do soro do leite.







Passo 2: O iogurte estará consistente no coador. E está pronto! Retire o iogurte do coador e coloque-o em um recipiente e guarde-o na geladeira.









2 comentários: