6 de outubro de 2014

Alimentação x exercício: o que comer no pré e pós-treino



Grupo de emagrecimento Nutrição na Medida

No primeiro encontro online do grupo “Nutrição na Medida” falamos sobre alimentação x exercício. Muitas meninas tinham dúvida sobre o que comer no pré e no pós-treino.
Falei que o objetivo principal da alimentação para o treino é fornecer energia adequada para um bom rendimento e uma boa recuperação. E que é na recuperação adequada que melhoramos o desempenho nos exercícios (= corpo sarado).



Das várias perguntas feitas por elas, separei as melhores dicas:

O melhor horário para praticar exercício físico é....o que você pode! Poucos estudos afirmam que o melhor horário é de manhã. Mas o mais importante é se mexer! Rs

Quem faz exercício físico mais intenso não tem mais fome. Mas para isso tem que prestar atenção na alimentação do dia todo. A única coisa que muda é quando o exercício tem duração de mais de uma hora. Aí, no caso, deve entrar uma "alimentação" durante o treino., como gel de carboidrato, suco de fruta ou água de côco.

Existem duas estratégias para comer antes do treino: pode ser 1h30/1h00 antes ou 30 minutos antes. Mas isso vai depender da sua disponibilidade de horário. Treinar em jejum não é a melhor opção para emagrecimento, porque é por meio do alimento que temos energia, se não temos essa energia, queimaremos músculo e não gordura no exercício. O ideal é que faça uma refeição contendo carboidrato + proteína, por exemplo, pão integral com queijo branco.

Pode congelar suco verde. Aliás, o congelamento é um conservante natural para qualquer alimento. O que não pode é descongelar e congelar novamente o mesmo alimento.

O Whey Protein é uma proteína de rápida absorção, extraída do soro do leite e é uma boa opção para refeição pós-treino. Mas é interessante consumir whey somente se não tiver disponibilidade de comer, se o objetivo for ganho de massa muscular é importante comer logo em seguida ao treino, caso contrário, prefira os alimentos.



Rodelas de gengibre na água ajuda no metabolismo.  Para diminuir a retenção de líquido use alimentos diuréticos como abacaxi, pepino, maracujá e limão. Gengibre é apenas um dos alimentos termogênicos que podemos usar ao longo do dia: canela, chá verde e pimenta vermelha também são termogênicos naturais.


Desde que você não tenha sensibilidade, use limão a vontade nas suas refeições! É diurético e melhora o PH do corpo. 

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