12 de março de 2015

Qual pão escolher?

Pão, o alimento mais amado e temido pelos brasileiros, principalmente quem busca ter uma alimentação saudável. É uma contradição e esse caso de amor e ódio só prejudica a situação.  A verdade é que o brasileiro consume muito pão, e aí que mora um problema. É pão de manhã, pão a tarde e a noite muitas pessoas trocam o jantar por um lanchinho "leve" com pão. Cadê a variedade em uma alimentação assim? Nesse caso o excesso que está sendo um problema, e não o pão em si. Outra questão está na qualidade desse pão, esse sim faz toda a diferença.

Agora a dúvida maior, qual pão escolher?

Eu partilho da opinião que quanto mais natural melhor... mas a praticidade sim deve ser levada em consideração!

O original é aquele que é feito por meio de uma fermentação natural. É uma fermentação espontânea,  fermentação mais lenta, mais complexa, que intensifica o sabor, aumenta a digeribilidade, protege contra o mofo, aumenta a durabilidade e, ainda pode contribuir para a manutenção da flora bacteriana intestinal. Tem muitas padarias artesanais que produzem pão como “antigamente” de uma forma moderna, mas preservando a qualidade. Infelizmente não é em todos locais ou cidades que tem fácil. O conceito de que quanto mais fofo melhor é o pão está completamente inadequado, o pão super fofo tem uma farinha que não tem boa qualidade, ou é acrescida de mais glúten, aditivo, leite ou  soja para ficar tão fofinho assim. Um pão de qualidade tende a ser mais rústico, agradável de comer, menos fofo (mais natural que esse impossível)




E os pão integrais industrializados do mercado?


A maior vantagem é o fácil acesso. A maior parte desses pães do supermercado tem mais farinha branca do que integral ou não tem farinha integral, é apenas adicionado algum tipo de grão ou farelo e já é chamado integral, esses não vale a pena. Nesses casos o ideal é ler o ingredientes e fazer sua escolha. Algumas sugestões

Essas marcas tem versões 100% integrais, não usam farinha branca, e é acrescida de farelos ou grãos. Fácil de encontrar em mercados.



A melhor opção dos pães de pacote é o Pão do Céu, pode ser encontrado em diferentes sabores. E tem o integral 100%, pois não leva farinha refinada em sua composição. O produto é produzido com, no mínimo, 95% de ingredientes orgânicos e não apresenta conservantes. Encontra na feirinha de orgânicos no Parque da Água Branca, em supermercado como Pão de Açúcar e pela internet em lojas de produtos naturais.


Outra opção para quem gosta de cozinhar é fazer seu próprio pão, escolher seus ingredientes, nada melhor que um pão caseiro saindo quentinho do forno. Para os intolerantes ao glúten, no blog tem receita duas receitas de pão integral sem glúten: pão integral tradicional  e o pão de cenoura e gergelim





Nenhum comentário:

Postar um comentário