3 de setembro de 2015

Nem todas calorias são iguais.

O que e caloria?

Caloria é uma simples unidade de energia. É como um combustível do carro. A grande diferença ta quando você coloca alcool, gasolina ou diesel o carro vai usar e gastar de forma diferente. As calorias comportam-se da mesma maneira. 

No laboratório quando é mensurado a quantidade de caloria do alimento não existe diferença entre 400 calorias do ovomaltine ou 400 calorias da abóbora. 



A diferença existe quando ela entra no corpo para ser metabolizada, as calorias são absorvidas de forma diferente dependendo da composição, por exemplo, o açúcar presente no ovomaltine entra muito rápido na corrente sanguínea fazendo com que as calorias que não forem utilizadas sejam armazenas como gordura no corpo, enquanto o açúcar presente na abóbora faz esse percurso lentamente, dando ao organismo uma possibilidade muito maior de utilizar mais a energia e acumular menos, além do que, a presença das fibras na abóbora faz com que você não absorva todas as calorias dela. Se você conta calorias ou conta pontinhos você está perdendo seu tempo.

Não conte calorias, conte fitoquímicos!
 
O que são fitoquímicos?

Os fitoquimicos são substâncias presentes nos vegetais, essenciais para saúde, ajudam a ativar os genes que fazem os organismo envelhecer mais lentamente, a queimar gordura, reduzem o estresse oxidativo e consequentemente a inflamação e os danos a mitocôndria. 

Consumindo eles você vive mais e melhor. Pense nos alimentos de origem vegetal como hortaliças, frutas, castanhas, sementes, grãos integrais não processados, tem todos cores vivas. 

Os óleos, açucares e grãos refinados são as principais fontes de calorias da dieta da maioria das pessoas e não tem fitoquímicos, você já deve ter ouvido o termo "caloria vazia", então eu chamaria de "caloria sem fitoquímicos", comendo somente esses alimentos ou eles em maior quantidade você vive menos e mais doente. Quanto mais vivida a cor dos alimentos maior a concentração de fitoquímicos na dieta e sua capacidade de evitar doença e promover emagrecimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário