3 de setembro de 2015

Os franceses são magros NÃO é porque bebem vinho.

Na década de 1960, 25% da dieta francesa era composta de gordura, na década de 90 aumentou para 40%, os americanos ao longo desse tempo também aumentaram a quantidade de gordura no habito alimentar. Porem os franceses não tiveram um alto crescimento de doenças cardíacas, obesidade e diabetes como os americanos. Te disseram que é porque os franceses tomam vinho?



Com certeza não! O vinho tem compostos fenólicos presentes na uva que fazem bem. Mas outras coisas no habito alimentar dos franceses (aqueles não tão globalizados) que faz essa diferença.

A realidade é que os franceses consomem comida de verdade , alimentos frescos, ricos em nutrientes e minimamente processados. Os franceses seguiam a tradição de comprar hortaliças, frutas, peixes, carnes e lacticínios frescos todos os dias no mercado e na feira. Consumiam alimentos cultivados por  agricultores locais em solos ricos em nutrientes, sem agrotóxicos.



De uma forma em geral, os franceses não beliscavam toda hora, nem comiam fast food. A sua alimentação se baseava em gordura monoinsaturadas como azeite de oliva e castanhas, ômega 3 dos peixes, gordura saturada dos queijos e uma porção boa de hortaliças ricas em fotoquímicos, frutas frescas e feijões.

Os  franceses não se procuravam em ler rótulos dos produtos que ingeriam porque não consumiam tanto produtos que tinham rotulo. Eles também comem menos em porções menores.   

O marketing te fala que por apenas R$1,OO você ganha a porção grande e você vê vantagem onde você sai perdendo,  você gasta mais e come mais do que precisa.

Outra questão é que os franceses comem mais devagar e consomem alimentos que são absorvidos mais lentamente, integrais e frescos. A comida é associada a família, amigos e prazer. Comem em família num ambiente relaxado, o que permite maior liberação de enzimas digestivas e consequentemente hormônios da saciedade.

Eles caminham bastante, vão caminhando ou de bicicleta para o trabalho, vão a pé ao supermercado e vão passear após as refeições.


Se você viu no jornal da televisão que os franceses são magros e saudáveis porque tomam vinho todos os dias e acreditou, é porque eles não te contaram essa segunda parte da história

Nenhum comentário:

Postar um comentário