12 de novembro de 2015

Comer de 3 em 3 horas


Essa é uma recomendação que todos conhecem, eu aprendi dessa forma também, mas e se não for bem assim?

Essa recomendação vem da premissa de que o metabolismo reduz quando se passa muitas horas sem comer. Os médicos recomendam, os nutricionistas recomendam e milhares de marcas de produtos alimentícios recomendam, alias, é muito bom para eles que você compre sempre um biscoitinho integral (cheio de farinha branca), um barrinha (cheia de xarope de glicose) ou um iogurte de fruta light (cheio de açúcar), sua glicemia aumenta, sua insulina aumenta, você engorda e fica com mais vontade de comer (ciclo vicioso)

Estudos na qual os voluntários foram submetidos a dias intercalados entre dia alimentado e dia em jejum mostrou que a taxa metabólica não foi alterada. Se ficar 3hs sem comer reduz o metabolismo, imagina quem fica 24hs como no caso desse estudo, deveria reduzir muito, não é? Não foi o que aconteceu!

Outro estudo os voluntários fizeram jejum de ate 72hs (3 dias!!! ), houve aumento significativo do metabolismo quando em 36hs de jejum (1 dia e meio em inanição).  Se ficar 1 dia inteiro sem comer ou se ficar 3 dias completos sem comer não diminuem o metabolismo, por que diminuiria se eu ficar mais de 3hrs sem comer?

Mas, pense comigo, se você almoça meio dia e vai comer só as 2Ohs no jantar e chega em casa comendo o que vê para frente, um pãozinho, um pedaço de bolo, uma fruta, um pedaço de queijo, um copo de refrigerante e janta lanche, lasanha, macarrão, ou um prato de arroz e feijão, frango frito e uma sobremesa  com certeza existe uma probabilidade de você reduzir seu metabolismo, não pelo período que você ficou sem comer, mas sim pela qualidade dos alimentos que você ingere.

Há pessoas que se sentem bem comendo 3,4,5,6 refeições ao dia e o metabolismo esta muito bem, obrigada. Isso depende do habito, rotina, exercício físico e necessidade.

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